A montagem das lajes treliçadas é bastante rápida e não exige uma mão-de-obra muito grande. Apesar de ser um processo relativamente simples, o material deve ser manuseado com certo cuidado, especialmente quando é feito de cerâmica, pois pode quebrar durante a aplicação. Uma vez instalada, a estrutura é coberta por concreto. A partir de então, ela se torna extremamente resistente.

Ainda assim, a aplicação de lajes treliçadas pré-moldadas é muito mais vantajosa do que a montagem in loco, já que simplifica consideravelmente o processo de aplicação e proporciona economia de material.

Esse tipo de laje é utilizado nos mais diversos empreendimentos – desde pequenas residências até shoppings, estacionamentos ou sustentação de viadutos. Para preenchimento de pequenos vãos, seu uso permite economia de materiais, e, para vãos maiores, auxilia na segurança.

A Maxilajes é uma empresa que fabrica e comercializa lajes treliçadas para Curitiba e região metropolitana, além de vários outros tipos de materiais – que também valem a pena conhecer.

Tipos de lajes treliçadas

A treliça consiste em um sistema de vigas metálicas cruzadas. Essa estrutura tem concreto por base e por cobertura – mas, antes de acrescentada a segunda camada de concretagem, no meio são incorporadas as lajotas, que também são chamadas de tavelas, placas, painéis ou blocos, e que podem ser feitas de cerâmica ou de isopor (EPS).

A formatação como um sistema significa que as treliças mantêm um padrão de espaçamento entre si. Esse esquema, dependendo da necessidade da construção, pode ser unidirecional ou bidirecional.

Conheça quais são os tipos de lajes treliçadas e quais suas vantagens, pois isso pode ajudar a definir qual é o melhor para o seu projeto.

Laje treliçada unidirecional

Nas lajes unidirecionais, as treliças seguem o formato de várias colunas, uma ao lado da outra. Assim, as lajotas que são encaixadas formam diversas retas paralelas longas.

Esse modelo é indicado para obras de grande porte, pois sua estrutura permite suportar cargas maiores. Um fator essencial é a capacidade de dimensionamento e personalização das medidas, já que isso valoriza a segurança e inclusive a estética, evitando fissuras e rachaduras.

A Maxilajes, além de produzir e vender as peças, realiza a medição, para garantir que a laje se encaixe perfeitamente ao projeto.

Laje treliçada unidirecional com cerâmica

As lajes unidirecionais de cerâmica são muito resistentes. Apesar disso, o preço é bem mais acessível do que o de uma laje completamente feita de concreto.

Laje treliçada unidirecional com EPS

A estrutura é muito leve! A laje treliçada unidirecional já permite economia de concreto e aço, mas o uso do isopor potencializa a redução do peso.

Além disso, a laje treliçada unidirecional com EPS carrega a vantagem que todo material feito de isopor traz: excelente isolamento térmico e acústico. Outro ponto positivo do EPS é o preço acessível.

Laje treliçada bidirecional

Diferentemente das unidirecionais, as lajes bidirecionais são divididas por colunas e linhas – formando quadrados ou retângulos menores, nos quais se encaixam os blocos.

Laje treliçada bidirecional com cerâmica

A única diferença em relação à laje unidirecional é mesmo o formato. A treliçada bidirecional de cerâmica também é muito resistente e muito econômica.

Laje treliçada bidirecional com EPS

Da mesma forma que as lajes treliçadas de isopor unidirecionais, o diferencial da laje bidirecional feita de EPS é a leveza e o conforto termoacústico. Além disso, se futuramente for necessário fazer instalações elétricas, o processo será bem mais simples.

Vantagens das lajes pré-moldadas treliçadas

SOLICITE UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO